Nada na Biologia faz sentido se não for a luz da evolução - Dobzhansky

domingo, 11 de julho de 2010

Seis coisas que você não sabe sobre os tubarões.

Postado por: Fernanda Fagundes



1- O tubarão é míope. Sua visão é captada apenas para enxergar objetos muito próximos. Quando há mudanças na pressão da água ou na corrente marítima, o tubarão as detecta. Desse modo, pode perceber a aproximação de um inimigo de grande porte, pela turbulência causada.

  2- A cada ano, cerca de 50 milhões de tubarões são capturados e mortos. Entre 1987 e 2002, só no Oceano Atlântico, houve uma redução de 50% da população de 8 tipos de tubarão. No mundo, 10 espécies correm risco de extinção.

3- Números indicam que 20 a 25 pessoas morrem por ano em decorrência de ataques de tubarões. Para se ter uma idéia, no mesmo período, mais de mil pessoas morrem por causa de picadas de abelhas.

4- Os dentes do tubarão-touro são extremamente aguçados, próprios para prender as presas mas sem as cortar. Por isso, alimenta-se apenas de peixes e invertebrados que consiga engolir inteiros.

5- O Anequim (Isurus oxyrinchus), da família do tubarão-branco, é o mais rápido dos tubarões e um dos peixes mais velozes. Em algumas acelerações pode atingir velocidades de 36/Km/h.

6- Durante o acasalamento, o macho morde e agarra a fêmea com os dentes. Por este motivo, a pele das fêmeas chega a ser três vezes mais espessa do que a dos machos.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário