Nada na Biologia faz sentido se não for a luz da evolução - Dobzhansky

sábado, 10 de julho de 2010

Quem são os cavalos marinhos?


Postagem: Thayz Lara

  Os cavalos-marinhos figuram entre os animais mais singulares, tanto pela sua aparência quanto pela sua biologia. A cabeça lembra a de um cavalo e o corpo é revestido por anéis ósseos, diferindo em muito do que nos acostumamos a pensar como sendo um peixe. A cauda é preênsil, ou seja, tem a capacidade de se agarrar a substratos como algas, corais, raízes de mangue, entre outros. Mais surpreendente ainda é a reprodução desses animais, pois é o macho quem fica "grávido" e cuida dos filhotes em uma bolsa incubadora.
  Apesar da aparência distinta, os cavalos-marinhos são peixes ósseos, pertencentes à família Syngnathidae, família esta que também inclui os peixes-cachimbo (em inglês: pipefishes), cavalos-cachimbo ("pipehorses") e dragões-marinhos ("seadragons").



  Os cavalos-marinhos apresentam uma complexa biologia reprodutiva, com elaborados comportamentos, como corte e saudações diárias das fêmeas aos machos. Estudos sugerem que algumas espécies são fiéis a um único parceiro. Mas a característica mais marcante da reprodução dos cavalos-marinhos é o fato de que, neste grupo, são os machos que ficam “grávidos”.

 Após realizar elaborados rituais de corte e acasalamento, onde os cavalos-marinhos utilizam a cauda para segurar-se ao parceiro, a fêmea utiliza uma estrutura conhecida como ovopositor para depositar os ovos em uma bolsa incubadora encontrada no macho. Os ovos são fecundados no interior da bolsa e permanecem ali até a eclosão. Posteriormente, em um período que varia de 10 dias a seis semanas (dependendo da espécie e da temperatura da água), o macho libera centenas de filhotes, que nascem como adultos em miniatura. 

   Os filhotes de cavalos-marinhos são muito vulneráveis a predação e, nesta fase do ciclo de vida, estão sujeitos a altas taxas de mortalidade. Indivíduos adultos parecem ter poucos predadores, provavelmente devido a sua capacidade de camuflagem e de sua estrutura corporal óssea, que os torna pouco palatáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário