Nada na Biologia faz sentido se não for a luz da evolução - Dobzhansky

sábado, 10 de julho de 2010

Diminuição na população dos Anfíbios.

Postado por: Fernanda Fagundes



Desde o ano de 1980 que se tem registrado um dramático declínio das populações de anfíbios em todo o mundo, caracterizado por colapsos nas populações e extinções maciças localizadas. No ano de 1993, as populações de mais de 500 espécies de rãs e salamandras dos cinco continentes apresentavam um declínio na sua população. No seu relatório de 2008, a UICN refere que 23% das espécies de anfíbios está ameaçada ou extinta e que se desconhece o estado de outros 25%. Além disso, 43% do total de espécies tem tido uma diminuição significativa do tamanho das suas populações. Este declínio está a afetar milhares de espécies em todo o tipo de ecossistemas, pelo que se o catalogou como uma das ameaças mais críticas à biodiversidade global.

Cientistas e ambientalistas, preocupados com a extinção iminente de mais da metade das 6.000 classes de anfíbios existentes no planeta, apelam para que a comunidade internacional trabalhe intensamente a fim de reverter o que consideram ser a maior ameaça à sobrevivência dos anfíbios desde a extinção dos dinossauros.


De que modo o aquecimento global influencia os anfíbios:

O aquecimento parece ser a causa da maturação ou reprodução prematura por parte de algumas espécies de anfíbios de climas temperados, deixando as espécies susceptíveis aos efeitos climáticos que acontecem em estações onde elas deveriam estar em processo de hibernação.

Outros estudos revelaram que em dias extremamente secos, reduz-se a profundidade dos charcos onde algumas espécies de anfíbios depositam os seus ovos. A diminuição da profundidade aumenta a exposição dos embriões à radiação UV-B, aumentando a susceptibilidade a doenças infecciosas como a que é provocada por Saprolegnia ferax, que causa a mortalidade dos ovos


Anfíbios que correm grande risco de extinção

 

 Rã dourada  



A extinção de 122 espécies anfíbias desde 1980 pode representar a maior crise de sobrevivência de anfíbios em toda a história do planeta Terra.

 


Espécie já extinta.



O sapo-dourado, Bufo periglenes, tornou-se um dos primeiros indicadores do declínio anfíbio. Considerado abundante, foi visto pela última vez em 1989. Catalogado pela última vez em números normais em 1987. Em 1988, somente oito machos e duas fêmeas foram encontrados. Em 1989, encontrou-se apenas um macho, sendo este o último registro da espécie.
 






Fonte:







Nenhum comentário:

Postar um comentário