Postado por: Marcella Galvão
"Também conhecido popularmente como pingo de ouro, o anuro da espécie Brachycephalus epphipium chega ao máximo de 20 milímetros de comprimento na idade adulta. Apesar do tamanho diminuto e de seu belo tom de amarelo brilhante, ele pode ser letal. Apenas um miligrama das secreções de glândulas da sua pele é suficiente para matar um ser humano."
"(...)O mais interessante é que esse sapinho foi encontrado aqui no Brasil, do Espírito Santo ao Paraná e recentemente foi visto também no estado de Santa Catarina. Foi apelidado pelos pesquisadores por Sapo-Pingo-de-Ouro, exatamente por apresentar esse minúsculo tamanho e pela sua cor meio dourada, meio alaranjada lembrando mesmo ouro.
"Uma grande curiosidade sobre esses bichinhos é que os indivíduos desta família não apresentam a fase de girino aquático, como a maioria. A reprodução se dá por desenvolvimento direto, fora da água, isto é, os sapinhos nascem já na forma adulta a partir dos ovos depositados embaixo das folhas, galhos e troncos das árvores caídas, em decomposição, no chão da floresta. Imaginem só o tamanho dos filhotes?"
Fonte: http://diariodebiologia.com/tag/sapo
e
http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=6161
Nenhum comentário:
Postar um comentário